BANHO DE FLORESTA
- Maria das Estrelas
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Numa série de estudos, cientistas descobriram que quando as pessoas trocam suas “prisões” de concreto por algumas horas em ambientes naturais – florestas, parques e outros locais com muitas árvores, – elas apresentam um aumento na função imunológica, mas como isso acontece?
Eles chegaram a conclusão, que Fitoncidas ou fitocidas, são compostos químicos voláteis liberados pelas plantas, principalmente árvores, para se protegerem de pragas e doenças, exercem efeitos benéficos no organismo humano, como fortalecimento do sistema imunológico e redução do estresse.
O Cortisol que é um hormônio corticosteroide, produzido pela glândula supra-renal, como resposta ao stress, faz com que aumente a pressão arterial e o açúcar no sangue, além de suprimir o sistema imune.
Um estudo publicado incluiu dados sobre 280 pessoas saudáveis no Japão, onde a visita a parques naturais para efeitos terapêuticos, se tornou uma prática popular chamada de “Shinrin-yoku” ou “Banho de floresta”.
Dois grupos foram formados, enquanto um caminhou por horas em uma área bem arborizada, o outro foi para o centro da cidade grande e barulhenta. Constataram que, os que foram expostos aos locais calmos e arborizados, apresentaram menor nível de cortisol no sangue do que o outro grupo, entre outros aspectos.
O cortisol é benéfico, pois sinaliza ao corpo que é preciso desacelerar. Se a pessoa, não se atem aos sinais e vai além dos seus limites, a resposta se torna excessiva e os glicocorticoides acabam depauperando as reservas proteicas, principalmente dos músculos, dos ossos e do tecido conjuntivo. Ao longo prazo, o cortisol danifica as células do hipocampo, diminuindo até mesmo, a capacidade de aprendizado.
Os linfócitos, que são células do sistema imunológico que protegem o corpo de infecções e outros agentes estranhos atuando em nossa resposta imune, aumentam os seus níveis quando se caminha na natureza, enquanto a depressão e o stress, faz com que seu percentual diminua muito.
Portanto, a exposição às plantas e árvores beneficiam definitivamente, a nossa saúde. E você, há quanto tempo você não toma um “banho de floresta”? Fica a dica.

Pessoas que correm em lugares calmos e arborizados, apresentaram menor nível de cortisol no sangue.



Comentários